quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Espaço de formação e discussões sobre o cotidiano do Professor Coordenador Pedagógico (PCP)


No segundo semestre de 2011, foi instituído na Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, um grupo de estudo para Coordenadores Pedagógicos que atuam nas instituições municipais de Educação Infantil, tendo como principais objetivos:

*      Oferecer aos profissionais subsídios teóricos e práticos que os auxiliem em seu trabalho cotidiano;

*      Promover discussões e partilhas de ideias inovadoras para o desenvolvimento do trabalho e formação da equipe escolar;

*      Discutir a função do coordenador pedagógico como estimulador e organizador das mudanças no contexto escolar, com vistas à promoção de um ensino de qualidade, entre outros.

A formação teve início no dia quinze de agosto e término no dia vinte e um de novembro. Como formadora do grupo de estudo, tive a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas PCPs em algumas escolas de Educação Infantil, identificar algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia e por fim traçar um perfil profissional dos PCPs que passaram a desempenhar a função à partir do dia primeiro de março de 2010.(Após término do processo seletivo aprovado pela Lei Complementar 204/2009, que institui o Estatuto do Magistério Público Municipal de Araçatuba).

Esse espaço de reflexão e formação possibilitou a discussão de diversos assuntos inerentes ao trabalho do PCP de Educação Infantil.

A Secretária da Educação Beatriz Soares Nogueira,  compareceu no  primeiro dia da formação para parabenizar as participantes pela iniciativa em estudar e buscar o aprimoramento para o desempenho da função.

           Participou ativamente das discussões acerca das atribuíções do Coordenador Pedagógico junto com as coordenadoras.


       A Chefe de Divisão de Educação Infantil  Priscila Sales Rodrigues, também marcou presença no primeiro dia da formação e supervisionou todo o processo de elaboração e execução do grupo de estudos.

Alguns momentos do grupo de estudo:




Troca de experiências

Partilha de ideias



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