Planejamento das Horas de Trabalho Pedagógico Coletivas (HTPC)
Tendo em vista que as HTPCs constituem-se um espaço de formação do professor e de construção do saber profissional, é preciso que o PCP a elabore de maneira criteriosa para que as metas sejam atingidas e esses momentos tornem-se produtivos.
Em um dos encontros foi discutida essa temática com as PCPs participantes do grupo de estudo, partindo da análise de uma situação problema.
“Um possível problema a ser enfrentado:
Dificuldades no planejamento e na condução das HTPCs, levando-se em conta que o grupo de professores é muito heterogêneo e trabalha junto a pouco tempo. Se os temas amplos podem avivar o interesse de todos, eles podem também desviar a atenção de assuntos talvez mais pertinentes ou urgentes. Nesse sentido, como escolher os temas de reunião, garantindo o interesse de todos? Como trabalhar a dinâmica do grupo? Como avaliar os resultados de uma reunião?”
Participantes realizando a leitura do texto: "Cartas aos coordenadores pedagógicos" |
Após a situação problema colocada, as PCPs organizaram-se em grupos e refletiram uma maneira de superar o impasse, definido que:
É preciso antes de tudo, analisar a necessidades da equipe, ou seja, os assuntos a serem tratados nas reuniões, propor o estudos dos Eixos de estudos dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e mobilizar ações para diversificar o trabalho pedagógico. Destacaram também sobre a importância de se registrar as dificuldades e as facilidades do corpo docente acerca dos temas propostos.
Sobre a dinâmica do grupo pontuaram que é necessário trabalhar a heterogeneidade de modo que ninguém se sinta menos valorizado que o outro, realizando oficinas pedagógicas de maneira que um contribua com o trabalho do outro. Proporcionar troca de experiências por séries, em um momento do HTPC, também é uma boa sugestão para valorizar o trabalho de toda a equipe.
E por fim para avaliar os resultados das reuniões sugeriram a elaboração de um diário do HTPC (pessoal) com a finalidade de auto-avaliação e reflexão para buscar novas soluções para os problemas que se apresentam, observação atenta nas ações e posturas do professor para verificação de mudanças e avaliação de pontos positivos e negativos do trabalho pedagógico, apresentando sugestões para os apontamentos.
As discussões e conclusões dos grupos foram devidamente registradas pela formadora em tempo real |
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